A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, na semana passada, a inclusão de Caieiras na lista de Municípios de Interesse Turístico (MIT). A sessão de votação, que titulou 70 novas cidades, foi presidida pelo deputado André do Prado e contou com a presença do secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, prefeitos e demais autoridades.
📺 Se inscreva no canal do YouTube do Dois Pontos
📲 Participe do canal do Dois Pontos no WhatsApp
Com a decisão, o estado passa a contar com 214 MITs. A titulação é o primeiro passo para que esses municípios possam, no futuro, disputar recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP), destinados a projetos de infraestrutura turística. O acesso aos recursos, no entanto, não é imediato. Os 70 novos MITs, incluindo Caieiras, precisarão participar do próximo ciclo de ranqueamento, programado para 2027.
O reconhecimento de Caieiras como MIT levou em consideração seu potencial para o desenvolvimento do segmento, com destaque para o turismo religioso. A sede dos Arautos do Evangelho atrai um fluxo significativo de visitantes, com uma média de 3 mil pessoas por mês. No mês de maio, período de grande movimentação conhecido como "mês de Maria", esse número chega a 10 mil peregrinos.
Além dessa atração, o município conta com um conjunto de outros pontos que contribuem para a visitação, como o Santuário da Mãe Rainha 3 Vezes Admirável de Schoenstatt, a Capela Centenária Nossa Senhora do Rosário, a Igreja Matriz Santo Antônio, o Mirante do Cristo, o CECIN (Centro Educacional e Cultural Izaura Neves), a Estação Ferroviária, o Velódromo Municipal, os fornos de cal, o Eco Parque, o Céu das Artes, a Concha Acústica Armando Rodrigues e o Teatro Municipal (este último atualmente em reforma).
Comentários: