A região do CIMBAJU começa 2025 bem diferente dos demais locais do Brasil em relação aos casos de dengue. Enquanto nacionalmente as duas primeiras semanas tem números que só perdem para os registros do mesmo período em 2024, nas cidades da região a queda nos números de casos chama a atenção.
Nas duas primeiras semanas epidemiológicas de 2024, segundo dados do Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (NIES), o panorama da região era esse:
Caieiras: 18 casos confirmados
Cajamar: 06 casos confirmados
Franco da Rocha: 245 casos confirmados
Francisco Morato: 26 casos confirmados
Mairiporã: 17 casos confirmados
Já em 2025, os números de casos confirmados apresentam uma redução drástica na região, confira:
Caieiras: 02 casos confirmados
Cajamar: 01 caso confirmado
Franco da Rocha: 01 caso confirmado
Francisco Morato: 02 casos confirmados
Mairiporã: 0 casos confirmados
Analisando os números de 2024, podemos observar uma discrepância enorme na quantidade de casos confirmados de Franco da Rocha com os demais municípios, à época, a secretaria de Saúde explicou que o alto número de casos é devido a política de notificação da cidade, que tem por hábito reportar todos os casos que chegam até o sistema de Saúde municipal.
Vacina pode ser a principal causa da queda no número de casos
A principal possibilidade que justifica essa queda é a vacinação contra a dengue, que foi iniciada em meados de junho de 2024. Inicialmente para um público prioritário (crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade).
O Dois Pontos questionou as prefeituras da região sobre as campanhas de vacinação contra a dengue e solicitou números de vacinados, atualizaremos essa matéria assim que os municípios enviarem as informações.
Comentários: