A Escola Estadual Professor Domingos Cambiaghi, de Franco da Rocha, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade 2024, uma iniciativa que reconhece escolas de todo o Brasil por projetos transformadores que impactam não apenas os alunos, mas também a comunidade ao seu redor. A premiação, que celebra ações inovadoras e sociais, destacou a escola franco-rochense por seu trabalho exemplar em promover gentileza, generosidade e cidadania.
📲 Participe do canal do Dois Pontos no WhatsApp
"O projeto foi desenvolvido pela escola durante as aulas de arte e nas casas dos alunos do 3º termo, que se reuniram para concluir seus trabalhos. Partimos do design de inclusão, uma abordagem que tem como princípio promover a inclusão social. Desenvolvemos jogos adaptados para que as crianças da APAE pudessem participar das brincadeiras. Contei com o apoio da equipe gestora, que me forneceu materiais como tinta guache, pincéis, cola e papéis coloridos diversos. Destaco, porém, a valiosa colaboração e participação dos alunos, o que, sinceramente, foi incrível! Os alunos do EJA estavam empenhados, pois sabiam da importância daquele ato para as crianças com deficiência. Houve também o envolvimento das famílias da APAE, já que foi pensando nas crianças de lá que todo esse projeto se consolidou", comentou a professora Poliana Lirussi, responsável pelo projeto.
Além da escola de Franco da Rocha, outras duas instituições foram premiadas: o Centro Educacional Inovação, de Pombos (PE), em segundo lugar, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre João Schiavo, de Caxias do Sul (RS), em terceiro. O prêmio reforça a importância de iniciativas que vão além da sala de aula, transformando realidades e criando uma nova geração de cidadãos conscientes e engajados.
A premiação também destacou o papel fundamental das escolas em mobilizar seus ecossistemas para ações concretas, saindo da "indignação e da reclamação" e partindo para a "ação e a transformação".
Sobre o prêmio
Foram 130 submissões ao prêmio, e 48 projetos inscritos. No que diz respeito às regiões das escolas inscritas, a maior concentração está na região Sudeste (31,25%) e região centro-oeste (31,25%), seguida região Norte (14,58%), região Nordeste (12,5%) e Sul (10,42%). Vale ressaltar que 95,8% das escolas inscritas têm o hábito de realizar campanhas de solidariedade.
Comentários: