Alunos que são moradores de Franco da Rocha, Caieiras e outras cidades da região que estudam no Instituto Federal de Jundiaí (IFSP) enfrentam diariamente desafios para chegar à instituição devido à falta de transporte adequado. A linha 419, única que atende o campus, possui apenas um ônibus, com capacidade insuficiente para atender todos os estudantes. A situação tem gerado revolta entre pais e alunos, que reclamam das condições oferecidas e da falta de solução por parte do poder público.
📺 Se inscreva no canal do YouTube do Dois Pontos
📲 Participe do canal do Dois Pontos no WhatsApp
De acordo com relatos, muitos estudantes não conseguem embarcar no veículo, seja por lotação ou pelo horário inadequado. Segundo relatos de pais, a prefeitura sempre reforça que a maioria dos estudantes não são residentes de Jundiaí, reforçando o sentimento de preconceito.
Rotina desgastante em período integral
Os estudantes do IFSP cursam o ensino em período integral, com aulas começando às 7h40 e terminando às 15h40. Às segundas, quintas e nos sábados letivos, a saída ocorre às 13h. A falta de transporte em horários compatíveis obriga muitos a depender de caronas ou a enfrentar longas caminhadas sob sol e chuva.
Prefeitura ainda não respondeu questionamentos
Questionada sobre o problema, a Secretaria de Mobilidade e Transporte não retornou nossos contatos. Porém, um dos pais encaminhou uma nota do gabinete do prefeito Martinelli, a respeito do assunto.
"Com relação a linha 419 - Terminal Vila Arens - IFSP, temos a informar que seguimos acompanhando a operação dessa linha diariamente, e todas as demandas são analisadas e, quando possível, atendidas. Desde o início do ano letivo de 2025 estamos em contato direto com a diretoria do IFSP - campus Jundiaí e já realizamos melhorias no atendimento conforme a demanda de alunos, como por exemplo a inserção de carro extra na saída de 13h10 às segundas-feiras.
Sobre a lotação, utilizamos veículo articulado na linha diariamente e não apenas em alguns dias como foi informado, normalmente são disponibilizados os prefixos 1215, 1216 ou 1217 que possuem capacidade de 150 passageiros. Nos dias que ocorre a ausência do articulado são encaminhados dois ônibus básicos com capacidade de aproximadamente 80 passageiros.
Cabe também ressaltar que a maior parte dos usuários dessa linha são oriundos de outros municípios e se deslocam para Jundiaí através dos trens da CPTM, e em paralelo a linha 419 que parte do Terminal Vila Arens, as linhas 719 e 030 que partem do Terminal Central também atendem ao IFSP, sendo opções aos usuários".
Comentários: