Dois Pontos | O portal mais atualizado da região do CIMBAJU

Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2025
Peça “NUM MOMENTO COMO ESTE?!” reflete sobre autocensura e guerra interna em Mairiporã

CIMBAJU

Peça “NUM MOMENTO COMO ESTE?!” reflete sobre autocensura e guerra interna em Mairiporã

Espetáculo solo, contemplado pelo Proac, integra a programação dos "16 Dias de Ativismo" e dialoga com o projeto "Contar-se", que oferece oficinas e uma mostra sobre violência doméstica.

Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A peça “NUM MOMENTO COMO ESTE?!”, que será apresentada no Teatro Contadores de Mentira, propõe uma reflexão profunda sobre a autocensura do artista. Inspirado no conto “Colóquio com os Personagens I”, do escritor italiano Luigi Pirandello, e em um caso verídico, o espetáculo monólogo investiga o dilema de uma autora que, imersa em um drama pessoal (a integração de seu filho em uma facção nazi-fascista), se vê incapaz de colocar sua criação artística em primeiro plano.

📺 Se inscreva no canal do YouTube do Dois Pontos

📲 Participe do canal do Dois Pontos no WhatsApp

Leia Também:

A obra, contemplada pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (Proac), explora as guerras externas que circundam o momento atual e a guerra interna vivenciada pela personagem. A apresentação do dia 10 de dezembro integra a programação local da campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres".

A peça dialoga com outro projeto em andamento na cidade, o "Contar-se", contemplado pelo edital PNAB 002/2025 - Mairiporã. Este projeto consiste em duas oficinas destinadas às mulheres atendidas pelo CREAS e CRAS do município. O resultado desse trabalho será apresentado em uma Mostra de Processos no dia 10 de dezembro, a partir das 14h, na Casa da Cultura de Mairiporã.

A mostra contará com a presença da Dra. Monique Tavares, da OAB de Mairiporã, que abordará o tema da violência doméstica, reforçando o caráter social e informativo do evento.

Logo após a mostra, no mesmo dia, o público terá a oportunidade de assistir ao solo "NUM MOMENTO COMO ESTE?!", que será encenado às 20h, no Teatro Contadores de Mentira. A apresentação terá entrada gratuita.

No palco, a atriz Flávia Bertinelli utiliza mascaramentos como dispositivo cênico para representar as diferentes vozes da autora, travando diálogos entre a criadora e suas personagens. A encenação, resultado de cinco anos de pesquisa, confere múltiplas representatividades ao monólogo, expandindo as possibilidades narrativas do texto.

Com projeção internacional, o solo foi selecionado para integrar a programação do 12º Festival de Teatro Breve, que ocorrerá em Córdoba, Argentina, em maio de 2025.

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Saiba Mais

Envie sua mensagem, será um prazer falar com você ; )