Dois Pontos | O portal mais atualizado da região do CIMBAJU

Quarta-feira, 17 de Junho de 2026
Respeitar o direito de ser mulher é a maior homenagem que podemos prestar

CIMBAJU

Respeitar o direito de ser mulher é a maior homenagem que podemos prestar

A maior homenagem que podemos prestar às mulheres é, acima de tudo, respeitá-las. Respeitar seu direito de existir, de sonhar, de viver.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Ser mulher nos dias atuais é, ao mesmo tempo, um ato de resistência e de coragem. Apesar dos avanços conquistados ao longo das décadas, a realidade ainda é marcada por desafios profundos: desigualdade salarial, assédio, violência doméstica e o medo constante de ser vítima de uma sociedade que, muitas vezes, ainda não aprendeu a respeitar o simples direito de existir como mulher.

O caso brutal da jovem Vitória Sousa, morta em Cajamar, é um triste exemplo dessa realidade. Vitória tinha apenas 17 anos e foi vítima de uma violência que chocou a todos. Sua história não é um caso isolado; é o reflexo de uma cultura que ainda naturaliza a violência contra a mulher e que falha em proteger aquelas que deveriam ter o direito básico de viver sem medo.

A morte de Vitória nos lembra que, enquanto sociedade, ainda temos um longo caminho a percorrer. Quantas mais precisarão sofrer para que entendamos que o respeito à vida e à dignidade das mulheres não é uma escolha, mas uma obrigação? Quantas histórias como a dela precisarão ser contadas para que a violência de gênero seja erradicada de vez?

Publicidade

Leia Também:

Neste Dia Internacional das Mulheres, não basta apenas celebrar as conquistas femininas. É preciso ir além. É preciso refletir sobre o que cada um de nós pode fazer para garantir que mulheres como Vitória não sejam mais vítimas de uma cultura que as oprime e as silencia. A principal homenagem que podemos prestar às mulheres não está em flores ou mensagens bonitas nas redes sociais, mas em ações concretas que promovam o respeito, a igualdade e a segurança.

Respeitar o direito de ser mulher é garantir que todas possam caminhar livremente pelas ruas, sem medo de serem assediadas ou agredidas. É reconhecer que o lugar da mulher é onde ela quiser estar, seja em casa, no trabalho, na política ou onde mais desejar. É combater, de forma incansável, todas as formas de violência e discriminação que ainda persistem em nosso cotidiano.

Vitória Sousa não será esquecida. Sua história deve nos inspirar a lutar por um mundo onde nenhuma mulher precise temer por sua vida simplesmente por ser quem é. Que este 8 de março seja não apenas um dia de celebração, mas também de reflexão e compromisso. Que possamos honrar a memória de Vitória e de tantas outras mulheres transformando nossas palavras em ações e nossa indignação em mudança.

A maior homenagem que podemos prestar às mulheres é, acima de tudo, respeitá-las. Respeitar seu direito de existir, de sonhar, de viver. Porque, no fim das contas, ser mulher não deveria ser um ato de coragem, mas simplesmente um direito.

Que possamos construir, juntos, um futuro onde todas as mulheres possam viver sem medo.

Toninho Lopes Jr
Jornalista
Portal Dois Pontos

Comentários:
Portal Dois Pontos

Publicado por:

Portal Dois Pontos

O portal mais atualizado da região do CIMBAJU

Saiba Mais

Envie sua mensagem, será um prazer falar com você ; )