Servidores públicos de Caieiras denunciaram supostas intimidações e assédio moral para participação no lançamento da pré-candidatura de André do Prado, do PL, ao Senado Federal. O evento ocorreu no último sábado (20), em Guarulhos, e reuniu lideranças políticas, apoiadores e representantes de diferentes municípios do estado. O Dois Pontos recebeu diversas reclamações de servidores comissionados e também concursados sobre a postura de integrantes do alto escalão da Prefeitura de Caieiras em relação aos chamados “convites” para o ato político. Segundo os relatos, a convocação teria ocorrido em tom ameaçador e intimidatório, com pressão para que os funcionários comparecessem ao evento.
📺 Se inscreva no canal do YouTube do Dois Pontos
📲 Participe do canal do Dois Pontos no WhatsApp
Ainda de acordo com os denunciantes, os servidores não apenas teriam sido obrigados a participar da atividade política, como também deveriam se deslocar até o local em um ônibus alugado para essa finalidade. Os nomes dos servidores serão preservados pela reportagem por medo de possíveis represálias.
“Além de ser obrigado a ir, não permitem nem que vá com o próprio veículo. Comissionados são ameaçados de perderem o emprego e os concursados de perder o FG [Função Gratificada]. É assédio moral e intimidação rolando solto”, afirmou um dos denunciantes ao Dois Pontos.
As denúncias levantam questionamentos sobre uma possível utilização da estrutura administrativa e da influência hierárquica dentro do serviço público para mobilização em ato de natureza político-eleitoral. Embora a participação de servidores em eventos políticos não seja proibida quando ocorre de forma livre, voluntária e fora do horário de expediente, qualquer tipo de coação, ameaça ou constrangimento pode configurar situação grave, especialmente quando envolve relação de subordinação.
André do Prado é deputado estadual pelo PL e atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O parlamentar tem sido apresentado como pré-candidato ao Senado Federal nas eleições de 2026 e conta com apoio de importantes lideranças do campo político da direita no estado.
Em Caieiras, o prefeito Gilmar Lagoinha, também do PL, mantém relação política próxima com André do Prado. Lagoinha apoiou o deputado nas eleições de 2022, quando André foi reeleito para a Assembleia Legislativa.
Para servidores ouvidos pelo Dois Pontos, o principal problema não seria a realização do evento em si, mas a forma como a presença teria sido cobrada internamente. Segundo os relatos, funcionários comissionados temeriam perder seus cargos, enquanto servidores efetivos que ocupam funções gratificadas afirmam receio de perder o benefício caso não comparecessem.
O caso também reacende o debate sobre os limites entre apoio político, mobilização partidária e uso da máquina pública. Em período pré-eleitoral, ações envolvendo agentes públicos, servidores, cargos comissionados e estruturas administrativas costumam ser observadas com maior atenção por órgãos de controle, justamente para evitar desequilíbrio na disputa e abuso de poder político.
Procurada pelo Dois Pontos, a Prefeitura de Caieiras ainda não se manifestou sobre as denúncias até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
A reportagem também permanece à disposição para eventual manifestação dos citados.

Comentários: