A Biblioteca Pública Municipal Caio Graco da Silva Prado, em Franco da Rocha, será o próximo palco de um encontro especial com a literatura. No dia 10 de outubro, o programa Viagem Literária desembarca na cidade para um evento com o premiado escritor Tom Farias. A ação, gratuita e aberta ao público, convida a comunidade a mergulhar nas múltiplas vozes que formam a literatura afro-brasileira contemporânea.
📺 Se inscreva no canal do YouTube do Dois Pontos
📲 Participe do canal do Dois Pontos no WhatsApp
A sessão acontece na Biblioteca, localizada na Avenida Sete de Setembro, s/nº, na Vila Artur Sestini, e promete ser uma oportunidade única para os amantes de livros e cultura conhecerem de perto a obra e o processo criativo de um dos nomes de destaque da cena literária nacional.
Sobre Tom Farias
Tom Farias é carioca, formado em Letras, com especialização em literatura afro-brasileira do século 19, e Comunicação Social, na modalidade de Jornalismo. É escritor, jornalista, crítico literário, ensaísta, dramaturgo e roteirista. Publicou livros nas áreas de biografia, critica literária, ensaio e romance, com destaque para as afro-biografias “Cruz e Sousa: Dante Negro do Brasil”, finalista do prêmio Jabuti 2009, e “José do Patrocínio: a pena da abolição”, já em segunda edição.
Como romancista publicou “A Bolha” e “Toda Fúria”. É autor ainda de “Carolina, uma biografia”, finalista do Jabuti do ano de 2019, e vencedor do prêmio Flup. Entre seus 18 livros, consta também “Escritos negros: crítica e jornalismo literário”, seleção de textos publicados na imprensa brasileira ao longo das últimas décadas. Dentre os diversos prêmios recebidos, destacam-se da Academia Brasileira de Letras (ABL) e do Governo do Estado de Santa Catarina.
Atualmente trabalha para o jornal Folha de S. Paulo, onde mantém uma coluna semanal. No subúrbio carioca, no bairro de Manguinhos, em homenagem, uma biblioteca local batizada em sua homenagem – a “Biblioteca Tom Farias”. Em São Paulo, é Embaixador do Instituto Adus, em prol de refugiados africanos. Em 2021, foi eleito imortal da Academia Carioca de Letras.
Conheça mais o projeto VIagem Literária
Esta é a 17ª edição do Viagem Literária, um dos principais programas de difusão da literatura do estado de São Paulo. A partir do segundo semestre de 2025, o circuito percorrerá 67 bibliotecas em 66 cidades, com um foco especial na narrativa e na produção afro-brasileira, contando também com grupos de contadores de histórias.
Mais do que um evento isolado, o Viagem Literária tem a missão de transformar as bibliotecas em espaços vibrantes e vivos de descoberta. “O programa promove conexões, debates e a valorização da leitura em toda a comunidade”, explica a organização. Desde sua criação, em 2008, o projeto já alcançou mais de 230 municípios, realizou 3.600 ações e impactou a vida de mais de 364 mil pessoas.
O sucesso da iniciativa depende da parceria com as bibliotecas municipais, que preparam o público, organizam atividades complementares e reforçam sua importância como um centro de troca de conhecimento e aprendizado para a cidade.
Comentários: