Dois Pontos | O portal mais atualizado da região do CIMBAJU

Quarta-feira, 17 de Junho de 2026
Sabesp anuncia diminuição de pressão da água durante a noite em todo o CIMBAJU

CIMBAJU

Sabesp anuncia diminuição de pressão da água durante a noite em todo o CIMBAJU

Medida temporária para combater desperdício afetará toda a Grande São Paulo durante a madrugada, em resposta à pior seca desde 2015

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A partir das 21h desta quarta-feira (27), os moradores de Franco da Rocha, Cajamar, Caieiras, Francisco Morato, Mairiporã e de toda a Região Metropolitana de São Paulo puderam perceber uma diminuição na força da água que chega às torneiras. A medida, anunciada pela Sabesp, consiste na redução programada da pressão na rede de abastecimento e tem como objetivo principal combater o desperdício, minimizando perdas por vazamentos não detectados.

📺 Se inscreva no canal do YouTube do Dois Pontos

📲 Participe do canal do Dois Pontos no WhatsApp

Publicidade

Leia Também:

A estratégia será repetida todas as noites, no período entre 21h e 5h da manhã. A empresa informou que a iniciativa é temporária, mas permanecerá em vigor até que os níveis dos reservatórios do Sistema Cantareira, a principal fonte de água para a região, se estabilizem.

Crise hídrica: pior cenário desde 2015

A decisão é uma resposta direta à crítica situação do Sistema Cantareira, que vive sua pior escassez hídrica desde a crise de 2015. O volume de água armazenado caiu para 35,7%, patamar que coloca o sistema em "situação de alerta".

A falta de chuvas consistentes é apontada como a causa principal. O mês de agosto, tradicionalmente seco, registrou precipitações insignificantes até a última semana. Mesmo com as chuvas esparsas da última terça-feira (26), o sistema não registrou recuperação. Pelo contrário, nas últimas 24 horas, o nível do reservatório apresentou uma leve queda de 0,2%, demonstrando a gravidade do cenário.

Previsão e conscientização

De acordo com meteorologistas, a esperança de recuperação está nas chuvas que devem começar de forma mais constante apenas a partir do final de setembro, e de maneira gradual. Até lá, a orientação para a população e para as indústrias da região é redobrar os cuidados com o consumo, evitando qualquer tipo de desperdício.

A redução noturna da pressão é, portanto, uma medida emergencial para preservar o já baixo volume de água disponível, garantindo o abastecimento enquanto as chuvas não voltam a níveis satisfatórios. A Sabesp reforça o apelo para que a população colabore, utilizando água de forma consciente.

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Internet
Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Saiba Mais

Envie sua mensagem, será um prazer falar com você ; )