Dois Pontos | O portal mais atualizado da região do CIMBAJU

Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2025
Artista de Caieiras ganha destaque com participação simultânea em duas mostras em São Paulo

Caieiras

Artista de Caieiras ganha destaque com participação simultânea em duas mostras em São Paulo

Moradora há 35 anos da cidade, Camila Passatuto leva sua pesquisa pictórica para exposições coletivas de grande circulação na capital.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A artista visual e escritora Camila Passatuto, moradora de Caieiras há 35 anos, está com duas obras em exposições coletivas na cidade de São Paulo. A participação simultânea em eventos de grande visibilidade coloca em evidência a produção artística originária do município da Grande São Paulo.

📺 Se inscreva no canal do YouTube do Dois Pontos

📲 Participe do canal do Dois Pontos no WhatsApp

Leia Também:

Camila, que é autora dos livros "TW" (2017) e "Nequice" (2018) – finalista do Prêmio Jabuti 2019 na categoria Contos –, desenvolve uma pesquisa que investiga a relação entre linguagem e gesto pictórico, com foco em temas como pele, presença e a ética do olhar.

As exposições

Na mostra "A Gente Quer +", a artista apresenta uma obra da série "Pele Inocente". Segundo a descrição da obra, a proposta é recusar "a coreografia do olhar sobre o corpo feminino" e apresentar a pele como um "palimpsesto" – uma superfície de escrita com camadas, correções e cicatrizes de tinta. A obra utiliza fundos fragmentados que remetem à cidade e à publicidade para confrontar a figura e tensionar leituras rápidas. A exposição é uma realização do Festival MixBrasil, com organização e curadoria da Vórtice Cultural e apoio institucional do Museu da Diversidade Sexual.

Já na exposição "Drummond em Cena", que ocorre no Conjunto Nacional, Camila Passatuto exibe uma obra inédita, inspirada no poema "Os ombros suportam o mundo", de Carlos Drummond de Andrade. A obra mantém a sintaxe pictórica característica da artista, trabalhando com camadas, pausas e reescritas.

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Saiba Mais

Envie sua mensagem, será um prazer falar com você ; )