Um novo ciclone extratropical, que se forma entre esta segunda (8) e terça-feira (9), trará mudanças significativas no tempo na Grande São Paulo. Embora o centro do sistema atinja com mais força o Sul do país, seus efeitos se deslocarão para a região metropolitana de São Paulo, provocando uma queda perceptível na temperatura, ventania e a possibilidade de temporais isolados.
📺 Se inscreva no canal do YouTube do Dois Pontos
📲 Participe do canal do Dois Pontos no WhatsApp
A partir da terça-feira, os ventos devem aumentar na região, com rajadas que podem ficar entre 60 km/h e 80 km/h, especialmente durante a quarta-feira (10). A combinação da umidade com a passagem de uma frente fria associada ao ciclone pode gerar chuva forte em curto período, risco de alagamentos pontuais e a ocorrência de raios.
A principal mudança para os paulistanos, no entanto, será térmica. A massa de ar mais frio associada ao sistema deve baixar as temperaturas, trazendo uma sensação de frio mais acentuada, especialmente durante a noite e madrugada de quarta para quinta-feira. A instabilidade e o vento forte devem persistir ao longo da quarta, com melhora gradual a partir da quinta (11).
Riscos e orientações para a Grande SP:
-
Aumento dos ventos, com potencial para danos em estruturas leves, placas e árvores.
-
Chuva forte e possível granizo isolado em alguns municípios.
-
Queda de temperatura, exigindo atenção com crianças e idosos.
-
Recomenda-se evitar deslocamentos desnecessários durante os momentos de chuva mais intensa e ventania, além de retirar objetos das varandas e quintais que possam ser carregados pelo vento.
O ciclone se formará sobre o Rio Grande do Sul e se deslocará para o oceano, mas sua influência será sentida em todo o Sudeste. Enquanto o Sul enfrentará rajadas que podem superar 120 km/h, a Grande São Paulo sentirá os reflexos do sistema com um clima instável, mais frio e ventoso nos próximos dias.
Comentários: