Dois Pontos | O portal mais atualizado da região do CIMBAJU

Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2025
Tribunal de Contas encaminha denúncia que aponta possível situação de calamidade no Abrigo de Caieiras

Caieiras

Tribunal de Contas encaminha denúncia que aponta possível situação de calamidade no Abrigo de Caieiras

Documento cita avarias, alagamentos, falta de mão de obra e suspeita de má aplicação de recursos públicos

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) encaminhou para análise do conselheiro-relator Maxwell Borges De Moura Vieira uma denúncia que aponta possíveis irregularidades no Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes de Caieiras (SAICA), que é o Abrigo que acolhe crianças na cidade. O despacho é assinado por Sérgio Ciquera Rossi, chefe de gabinete da Presidência do TCESP, e está datado de 28 de outubro de 2025.

📺 Se inscreva no canal do YouTube do Dois Pontos

📲 Participe do canal do Dois Pontos no WhatsApp

Leia Também:

A representação foi feita pela empresa Polimatas Gestão Organizacional e Estruturante Ltda., sediada no município, que afirma que o SAICA estaria enfrentando uma “situação de calamidade pública”. Segundo o documento, o serviço — responsável por acolher crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida protetiva — apresentaria avarias estruturais, problemas recorrentes de alagamento, falta de profissionais e mão de obra despreparada, entre outras supostas ilegalidades.

A empresa também questiona a falta ou irregularidade na aplicação de recursos públicos destinados à manutenção do serviço, apontando que a Prefeitura de Caieiras seria responsável por eventual desvio ou falha na gestão dos valores destinados ao acolhimento institucional.

Entre os mencionados no despacho estão:

  • Prefeitura Municipal de Caieiras;

  • Prefeito Gilmar Soares Vincente;

  • Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Marta Adriana Barbosa Ceccato;

  • O próprio SAICA – Caieiras.

Diante das acusações, a Presidência do Tribunal determinou o envio imediato dos autos ao gabinete do conselheiro Maxwell Vieira, responsável pelas contas da Prefeitura de Caieiras no exercício de 2025, onde o caso será analisado.

O Tribunal de Contas não informou prazo para conclusão da apuração, mas a decisão abre caminho para possíveis diligências, pedidos de esclarecimento ou auditorias específicas no serviço de acolhimento.

A reportagem tenta contato com a Prefeitura de Caieiras para manifestação sobre as denúncias.

Resposta da Prefeitura de Caieiras na íntegra:

A Prefeitura de Caieiras informa que o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) encontra-se em pleno e regular funcionamento, com condições estruturais e operacionais adequadas, passando por melhorias contínuas conforme o planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Social. O atendimento às crianças e adolescentes segue rigorosamente as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e é acompanhado pelos órgãos de controle, especialmente pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, que realiza fiscalizações frequentes na unidade sem apontar até o momento qualquer irregularidade estrutural ou desvio de finalidade.

A Administração refuta integralmente as alegações apresentadas na denúncia encaminhada ao Tribunal de Contas. Trata-se de uma representação de caráter evidentemente político, formulada por opositor conhecido da atual gestão, o que reforça a ausência de fundamento técnico e jurídico nas acusações. A Prefeitura mantém absoluta tranquilidade quanto à legalidade de todos os atos praticados no âmbito do serviço de acolhimento.

Apesar do evidente viés político da denúncia, o Município reafirma que todas as eventuais necessidades de manutenção, adequação ou melhoria são tratadas com prioridade, dentro de um plano permanente de manutenção predial, revisão operacional e capacitação dos profissionais que atuam no SAICA. A aplicação dos recursos destinados ao acolhimento é realizada de forma transparente, dentro dos parâmetros legais, com empenho, liquidação e comprovação fiscal e contábil auditadas pelos controles interno, externo e pelo próprio Ministério Público.

A Prefeitura respeita o papel institucional do Tribunal de Contas e prestará todas as informações solicitadas, com serenidade e transparência, ressaltando que o despacho apenas determinou a análise preliminar da representação, sem qualquer julgamento, conclusão ou apontamento de irregularidades. A Administração reitera seu compromisso com a proteção integral das crianças e adolescentes acolhidos, com a gestão responsável dos recursos públicos e com a absoluta transparência diante da sociedade e da imprensa.

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Internet
Comentários:
Portal Dois Pontos

Publicado por:

Portal Dois Pontos

O portal mais atualizado da região do CIMBAJU

Saiba Mais

Envie sua mensagem, será um prazer falar com você ; )