Dois Pontos | O portal mais atualizado da região do CIMBAJU

Segunda-feira, 08 de Junho de 2026
STF garante pagamento de adicional de risco a guardas municipais e agentes de Jundiaí

CIMBAJU

STF garante pagamento de adicional de risco a guardas municipais e agentes de Jundiaí

Decisão da Suprema Corte reverte entendimento do TJ-SP e assegura que os pagamentos do benefício aos servidores sejam mantidos; prefeitura comemora vitória

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em uma decisão que benefia servidores da área de segurança e fiscalização, a Prefeitura de Jundiaí conseguiu no Supremo Tribunal Federal (STF) uma liminar que mantém o pagamento do adicional de risco de vida para guardas municipais, agentes de trânsito e fiscais do comércio. 

📺 Se inscreva no canal do YouTube do Dois Pontos

📲 Participe do canal do Dois Pontos no WhatsApp

Leia Também:

A vitória judicial veio após a Administração Municipal ter um recurso negado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Diante da negativa, a prefeitura apelou à Suprema Corte, solicitando a suspensão da decisão anterior – pedido que foi acatado pelos ministros do STF.

O secretário municipal de Justiça e Cidadania, Gleison Lopes, afirmou que a prefeitura esgotou todos os meios jurídicos para assegurar o benefício. “Consideramos a gratificação uma justa recompensa pelos riscos inerentes às atividades desempenhadas pelos agentes. A decisão também está alinhada a precedentes do STF que reconhecem o risco de vida em funções relacionadas à segurança pública”, destacou Lopes.

Uma vitória da categoria, segundo as autoridades

O prefeito Gustavo Martinelli comemorou a decisão, classificando-a como uma conquista direta dos servidores. “Esta é uma vitória dos guardas municipais, agentes de trânsito e fiscais de posturas municipais de nossa cidade. Os pagamentos continuarão sendo feitos”, declarou Martinelli.

A posição foi reforçada pelo secretário municipal de Segurança Pública, Guilherme Balbino Rigo, que enalteceu o trabalho dos profissionais. “Nossos servidores da GMJ, do trânsito e da fiscalização do comércio desempenham um papel essencial na proteção da população e enfrentam, diariamente, situações de risco em suas operações. O adicional de risco de vida é uma forma de reconhecer e valorizar esse trabalho, que exige coragem, preparo e comprometimento”, completou Rigo.

A decisão do STF garante a continuidade do pagamento do adicional, assegurando o benefício aos servidores envolvidos em atividades de alto risco, enquanto não houver um julgamento definitivo sobre o mérito da questão.

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Internet
Comentários:
Portal Dois Pontos

Publicado por:

Portal Dois Pontos

O portal mais atualizado da região do CIMBAJU

Saiba Mais

Envie sua mensagem, será um prazer falar com você ; )