Dois Pontos | O portal mais atualizado da região do CIMBAJU

Terça-feira, 18 de Novembro de 2025
Hoje ainda é um bom dia para começar

Fernando Prando

Hoje ainda é um bom dia para começar

“Um bom dia para começar é hoje ainda”

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Eu li a seguinte frase no Instagram e achei interessante: 

“Não importa a sua idade, você sempre vai desejar ter começado mais cedo. Mas hoje é o mais jovem que você consegue ser.”

Olha… se eu ganhasse um real cada vez que ouço alguém dizendo “ah, se eu tivesse começado antes…”, já dava pra comprar muita coisa boa . A verdade é que a gente tem uma tendência natural (reforçada ao longo da vida) de olhar pro passado como se ele fosse um lugar mágico onde tudo daria certo, se a gente tivesse tido só um pouquinho mais de juízo.

Leia Também:

Mas o passado não volta, e o futuro ainda não chegou. O que a gente tem, de fato, é esse intervalo entre esse texto que vc está lendo  e a notificação do WhatsApp que acabou de apitar. É nesse “agora” que moram as escolhas que realmente mudam alguma coisa.

E aqui vai uma provocação: se você sempre espera o “momento ideal” pra agir, cuidado. Pode ser que você evita o desconforto de começar algo novo e acaba ficando no mesmo lugar. Mas conforto demais, às vezes, é só estagnação disfarçada.

Não importa se você tem 20, 40 ou 70 anos, sempre vai parecer que seria melhor ter começado antes. Mas já que a gente ainda não tem máquina do tempo (e nem deu tempo de inventar uma), começar hoje ainda é o melhor custo x benefício. 

Então, bora? Escolha uma coisinha só pra iniciar. Pequena mesmo. Porque o hoje pode não parecer muito, mas é o único ponto de partida possível pra qualquer mudança.

E daqui um tempo, você vai agradecer a si mesmo. Só não vale dizer: “Ah, se eu tivesse começado naquele dia que li  a coluna do Fernando” 

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Internet
Comentários:
Fernando Prando

Publicado por:

Fernando Prando

Psicólogo especialista em Análise do Comportamento Clínico pela USP, com 13 anos de experiência no atendimento psicológico. Em suas colunas, compartilha conhecimentos com leveza e bom humor, tornando a psicologia mais acessível e aplicável ao...

Saiba Mais

Envie sua mensagem, será um prazer falar com você ; )