Olá, pessoal! É com muita alegria e gratidão que me uno a vocês como colunista de Trail Run aqui no Portal Dois Pontos. Meu nome é Ayrton, mas confesso que não gosto muito desse nome, então todos me conheço pelo meu segundo nome: Júnior Oliveira. Vou confessar para vocês: eu não era muito fã da natureza. Meu esporte preferido, como o de muitos brasileiros, era o futebol. Mas, em 2016, fui desafiado por uma amiga a participar de uma corrida de rua, meus primeiros 5 km. Achei que seria moleza, já que jogava bola, mas vou falar a verdade: eu quase infartei! Fiz um tempo horrível, quase uma hora para concluir. Porém, percebi os sorrisos nos rostos das pessoas, o prazer em correr e se superar. Foi aí que, sem perceber, começou minha paixão pela corrida. Chegava do trabalho e ia para a rua treinada (correr), buscando sempre melhorar. Corria distâncias de 5 e 10 km e sonhava em um dia completar uma meia maratona. Uma das corridas que mais me marcou foi em Jundiaí, onde corri com meu filho em um carrinho de bebê. A galera interagia com ele e dava muita risada, foi sensacional! Ainda z um tempo bom: 5 km em 29 minutos.

E, galera, com o tempo, algumas coisas aconteceram e acabei parando de correr, continuando apenas a jogar bola. Até que, em dezembro de 2020, meu amigo Fanuel, junto com sua namorada e hoje esposa, Viviane Campelo, me chamou para um treino em Mairiporã, mais precisamente na Estrada da Caceia, onde tem uma cachoeira linda (vale a pena conhecer!) . Fiz o treino com um tênis que mais parecia um sapatenis. Fora isso, a distância era de 14 km! Mas confesso que até me saí bem e me encantei com a natureza. No nal do treino, eles até me elogiaram e me chamaram para treinar mais com eles, apresentando-me às corridas de montanha, ou Trail Run. Comecei a treinar com eles no Parque do Juquery, em Franco da Rocha, onde moro. Acreditem: eu já tinha 33 anos e nunca tinha conhecido o parque, que hoje considero meu quintal de casa. Amo aquele lugar, onde treino e me sinto preparado para enfrentar qualquer corrida de montanha. Com tantos treinos, veio minha primeira prova de Trail Run, que foi na Pedra Rachada, em Mairiporã, organizada pelo Circuito Cantareira. A distância foi de 10 km e foi uma experiência maravilhosa. Fui me apaixonando cada vez mais pelo Trail Run. Começamos treinando em poucas pessoas e, de repente, o Fanuel e a Vivi tiveram a ideia de montar uma equipe. Foi aí que surgiu o Fan de Trilha, que hoje não é só uma equipe, mas sim uma família. Um grupo de pessoas do bem, que quer se superar, fazer diferente e viver o novo. Ah, eu comecei a correr Trail Run, mas também voltei a participar de corridas de rua. Claro que meu foco principal são as corridas de montanha. E lembra que no começo eu sonhava em correr uma meia maratona (21 km)? Em 2022, eu conseguirei! E foi nas montanhas de São Bento de Sapucaí, um lugar lindo.Foi um dia marcante na minha vida, tudo foi mágico. Correr 21 km na natureza foi deslumbrante , foi uma das minhas melhores corridas.

E, galera, hoje o Trail Run é meu refúgio, um lugar onde encontro paz, desaos, conexão com meu lado espiritual e, claro, uma boa dose de diversão. Cada corrida em trilha é uma experiência única, onde sinto a energia da montanha pulsando em minhas veias, me impulsionando a avançar, mesmo quando o cansaço ameaça tomar conta. A cada passo, a natureza me presenteia com uma sinfonia de sons e cores que me enchem de gratidão. Costumo dizer que, quanto mais respiramos o ar de uma região, mais trocamos moléculas com ela e nos tornamos parte daquele lugar. É por isso que busco passar o máximo de tempo nas montanhas e em meio à natureza. Hoje, em 2025, tenho muito orgulho da pessoa que me tornei. A corrida muda você por completo: transforma seu corpo, sua mente, suas atitudes e sua autoestima. Você se torna uma pessoa melhor. Nessa jornada, conquistei grandes feitos e participei de corridas que nunca imaginei correr, como a La Mission Brasil (35 km,
em Passa Quatro - Serra Fina), a Indomit São Bento do Sapucaí (21 km) e minha primeira maratona: Maratona Municipal de SP 2024 (42,2 km).

Agora, fui convidado pelo Portal Dois Pontos para me tornar colunista! Desde já, obrigado e prometo trazer minha jornada no Trail Run em 2025, além de muitas dicas e experiências para quem quer começar nas corridas de montanha. Lembrando que meu textos irão ao ar toda sexta-feira. Vou deixar aqui meu Instagram: @jun1nh0liveira agradeço a todos e bora lá!
Comentários: