Em tempos nos quais a política é, muitas vezes, vista com desconfiança, é essencial reconhecer aqueles que contribuem para o desenvolvimento de suas regiões. A família Celeguim, cuja história política se entrelaça com a cidade de Franco da Rocha e região, é um exemplo de sucesso, mas que veremos que também pode fazer com que acreditem que o sucesso é resultado apenas de si próprio.
Maurici, deputado estadual em seu segundo mandato, tem um legado iniciado ainda como vereador e, posteriormente, como prefeito de Franco da Rocha. Sua atuação é marcada por projetos que beneficiaram diretamente a população, sobretudo nas áreas de saúde, educação e infraestrutura. Seu trabalho contínuo na política, seja em cargos eletivos ou não, consolidou-se ao longo dos anos, trazendo receconhecimento dentro do Partido dos Trabalhadores e em toda a região metropolitana de SP.
Seguindo os passos do pai, Kiko vem construindo uma carreira política notável. Foi o vereador mais jovem eleito na história de Franco da Rocha, demonstrando desde cedo liderança e compromisso com a população. Foi eleito prefeito em 2012 se recuperando da derrota sofrida em 2008, quando perdeu para o Márcio Cecchettini.
Enquanto prefeito teve o mérito de dar continuidade as obras que estavam sendo realizadas, bem como imprimiu sua marca entregando muitos equipamentos e serviços aos francorrochenses, o que o levou a reeleição e fazer seu sucessor.
Hoje é deputado federal, onde continua levando as demandas do povo francorrochense e da região ao cenário nacional. É notável a quantidade de recursos que tem conseguido trazer para o município e entorno, promovendo melhorias significativas para a população.
Mas nem tudo são flores, tentando seguir os passos do pai e irmão, outro nome da família, Marcus Brandino, que passou a ser conhecido politicamente como Bran.
Bran que se destacava pela sua atuação nos bastidores e por sua capacidade administrativa, furou a fila do grupo político que se consolidava e em detrimento do lançamento da candidatura da Lorena, que ocupava o cargo de vice prefeita a sucessão, é lançado candidato pela família Celeguim, rachando o grupo e fazendo com que a então vice prefeita Lorena desfilie do PT e se candidate contra ele e toda o legado da familia Celeguim.
A derrota do Bran Celeguim e eleição da primeira mulher prefeita de Franco da Rocha, demonstrou o distanciamento da sensibilidade política necessária para captar as transformações da sociedade e eleitorado. O resultado, longe de apagar a capacidade eleitoral dos Celeguins, reforça que, na política, é preciso aliar história com escuta ativa do grupo e humildade contínua.
A derrota de Bran na eleição de 2024 teve um peso ainda maior pois tanto seu irmao Kiko Celeguim quanto seu pai Maurici se empenharam intensamente para vencer a candidata Lorena.
E deixo a todos a pergunta, o que acontecerá nos próximos capítulos eleitorais, o que o futuro reserva para Maurici, Kiko e Bran? Os movimentos já começaram, as estratégias permanecem silenciosamente. Estariam eles prontos para surpreender mais uma vez, veremos!!!
E na próxima quinzena falaremos um pouco da surpreendente vitória de quem ousou enfrentá-los e se tornou a 1° prefeita de Franco da Rocha.
Um forte abraço e Deus os abençoe
Comentários: