Estudantes de Franco da Rocha estão enfrentando obstáculos para garantir um direito básico: o acesso ao transporte escolar. Relatos de pais e responsáveis apontam falhas constantes no aplicativo Piu, do Cartão Bem, plataforma responsável pela solicitação do vale-transporte, que não permite a finalização do cadastro. A situação tem causado frustração e revolta entre as famílias, que precisam do benefício para garantir a frequência dos alunos às aulas.
📺 Se inscreva no canal do YouTube do Dois Pontos
📲 Participe do canal do Dois Pontos no WhatsApp
De acordo com denúncias, após retirar a carta de autorização na escola, os usuários são orientados a baixar o aplicativo para concluir o pedido. No entanto, muitos esbarram em mensagens de erro ou no travamento do sistema. "Fui até o posto do Bem no Poupatempo e vários pais estavam reclamando do mesmo problema. A resposta que recebemos foi apenas 'continuem tentando'", relatou uma mãe, que preferiu não se identificar.
Além da instabilidade, há relatos de que o aplicativo apresenta mais dificuldades para usuários de sistemas iOS (iPhone), com funcionários afirmando que "quem tem Android até tem sorte, porque no iPhone é pior". A demora na resolução do problema tem levado críticas a empresa responsável e até , especialmente porque outras cidades da região já isentaram o pagamento do transporte escolar, enquanto em Franco da Rocha os estudantes ainda precisam arcar com a tarifa — quando conseguem emitir o documento.
Procurada, a Viação Caieiras, responsável pela operação dos cartões na cidade, ainda não se pronunciou oficialmente sobre as falhas no aplicativo ou sobre prazos para normalização do serviço. Enquanto isso, pais e alunos seguem em um ciclo de tentativas frustradas, sem garantia de quando o sistema será corrigido.
Comentários: