Desde às 4 horas desta quarta-feira, 26, a TIC Trens assumiu integralmente as operações da Linha 7-Rubi de trens metropolitanos em São Paulo. A data celebra o término da última etapa da transferência de ativos, com a concessionária agora ficando responsável sozinha pelas estações, trens, atendimento, segurança e entre outras ações.
📺 Se inscreva no canal do YouTube do Dois Pontos
📲 Participe do canal do Dois Pontos no WhatsApp
Ao mesmo tempo em que a marca importante é atingida, a empresa atualizou seu site trazendo mais informações aos passageiros, e em conformidade com o que já é encontrado nos portais das demais operadoras.
Além da operação, a TIC Trens deverá atender a uma série de requisitos de atualização da Linha 7. A partir de maio de 2026, obras de modernização das estações terão início, em paralelo também os trabalhos de implantação do TIM (Trem InterMetropolitano) e o Trem Intercidades para Campinas.
Segundo a TIC Trens, o atendimento da Linha 7 está garantido com 30 trens da Série 9500, antes pertencentes a CPTM e agora transferidos para a empresa por meio do contrato de concessão.
Nova identidade visual
A atualização das cores e imagem dos trens inclusive é algo também obrigatório do contrato, não vinculando a imagem da CPTM com as operações da TIC. Além disso, as composições terão alças pega-mão em dois tamanhos favorecendo pessoas com alturas diferentes.
Novos veículos e obras de manutenção/modernização
A concessionária afirma iniciar em poucos dias, no mês de dezembro, a substituição de 10 quilômetros de trilhos e componentes de via, processo para ser finalizado em novembro de 2026.
Para essa primeira etapa foram adquiridos 21 mil dormentes e 10 km de trilhos já em armazenagem no Pátio da Lapa.
Outros veículos de manutenção comprados da China foram entregues recentemente no Porto de Santos e em breve serão colocados à disposição das equipes responsáveis pela conservação de vias e sistemas da Linha 7-Rubi.
A frota de manutenção total supera 40 unidades divididas entre esmerilhadora de trilhos, caminhonetes rodoferroviárias, empilhadeiras rodoviárias, caminhões multifuncionais, retroescavadeiras e pá carregadeira.
TIC Campinas e TIM
As previsões de obras e parâmetros estabelecidos em contratos definem a inauguração do trem parador entre Jundiaí a Campinas, com paradas em Vinhedo, Valinhos e Louveira, para 2029.
Já o TIC Eixo Norte partindo de Água Branca até Campinas, parando em Jundiaí, será entregue em 2031.
Comentários: