Dois Pontos | O portal mais atualizado da região do CIMBAJU

Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025
A era dos Jetsons!

Lua Souza

A era dos Jetsons!

Sobre memórias, tecnologia e existência

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Eu comecei esse texto antes do natal- na intenção de terminá-lo ainda em dezembro- não assisti a retrospectiva de 2024 e só agora, 16 de janeiro de 2025, é que estou no quase, aquele: “calma que tá saindo”. Coincidência ou não, o dia em que Trump toma posse com seus discursos transfóbicos e o anúncio da saída dos EUA do acordo de Paris, sobre as mudanças climáticas. Elon Musk faz sinal nazista e nosso governador, no auge de seu patriotismo, vomita no X palavras como "Grande dia" e com G maiúsculo.

Eita, que início de ano! Eu sei, eu sei, já estamos em março- agora eu termino.

De fevereiro para cá, tivemos o carnaval e suas máscaras de Fernanda Torres, não preciso nem me prolongar, né? “A vida presta”, meus amigos e o cinema nacional também- muito antes do famigerado Oscar confirmar isso.

Leia Também:

Essa grande teia de conexão, que são as redes sociais, nos acostumou com um novo tipo de amigos, os virtuais. De repente você se identifica com alguém que é amigo do amigo, do amigo, mas que compartilha dos mesmos ideais que você e... dá -lhe coraçõezinhos. O meu tipo de amigo virtual é aquele gente boa, camarada, sabe? Que entende sobre o MST e faz posts engraçados do tipo considerar uma falha na Matrix do capitalismo o fato de em pleno final de 2024 estar provando o tal do café gourmet do Starbucks pela primeira vez. E é claro, a outra metade das minhas interações são com os meus alunos. “Ah, mas porque você não deveria aceitá-los”. Taí dois bons exemplos de como não ceder às pressões sociais.

Esses dias assisti a um desses cortes de vídeos onde a cantora Ana Carolina lia uma carta para sua amiga, já falecida, a grande Cássia Eller, que dizia mais ou menos assim:

-Abre aspas – Querida, Cássia!

Você detestaria esse mundo, está muito chato. As músicas diminuíram significativamente e duram no máximo dois minutos, a internet entrou em nossas vidas, os algoritmos em nossa intimidade. Ficamos mais conectados, mais rápidos, mais harmonizados, mais siliconados, com lentes não só nos olhos, mas nos dentes. O implante capilar é legal. Estamos cada vez mais conectados, mas sozinhos.  Fecha aspas.

Seria Cássia uma sortuda?

A parte mais difícil de encontrar a verdade é aceitá-la. Pois bem, chupa essa manga, agora a respeito do “boom” tecnológico que tanto se fala. Ao perguntar aos meus alunos- esse público jovenzinho que já nasceu na era digital, também conhecidos como geração Z/ Alpha- qual o seu maior medo, a maioria respondeu prontamente: ser esquecido/ não ser lembrado. Juntamente com a fatídica e já esperada-por mim- conclusão de que se você não tem aquela rede social da moda, você não existe.  Como os especialistas apontam, há uma nova subjetividade, uma tendência narcísica onde existir é ser visto, na qual você literalmente depende do olhar do outro mesmo não tendo controle de tal projeção. É engraçado porque até usar a palavra “moda” já se tornou obsoleta, ou melhor, cringe, segundo uma aluna de 11 anos.

René Descartes dizia que se retirada a memória das pessoas, elas não saberiam nem voltar para casa e que o maior problema da humanidade é andar por aí e achar que existe, percebe? Se pensarmos que cada vez mais a tecnologia está usando nossa memória e substituindo-a, que não decoramos mais número de telefone, CPF e mais mil reticências de cérebro fritando.

Estamos deixando de existir? Então a grande revolução tecnológica que temíamos em meados dos anos 2000 já vem acontecendo?

Eu quero os carros voadores dos Jetsons!

 

...” No fundo, todos aguardam o fim do mundo”.

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Internet
Comentários:
Lua Souza

Publicado por:

Lua Souza

Lua Souza, 34 anos, mãe e moradora de Franco da Rocha (SP). Poeta de nascença e professora de Língua Portuguesa, recentemente se descobriu cronista. Citação: "Eles passarão, eu passarinho"

Saiba Mais

Envie sua mensagem, será um prazer falar com você ; )