Dois Pontos | O portal mais atualizado da região do CIMBAJU

Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025
Presenteie seu filho com um diário

Débora Preto

Presenteie seu filho com um diário

A escrita ajuda a organizar o pensamento.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Oi, mãe-amiga! Como você está por aí?
Já tá naquele grito interno de “fériassss, chega logo!” igual eu? Porque olha… tirar criança da cama nesses dias frios tá sendo uma verdadeira maratona! Tenho até a impressão de que o inverno resolveu dar as caras mais cedo esse ano. Por aqui, as férias começam dia 1º de julho…

Essa semana confesso que quase não teve texto pra nossa coluna. Muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, uma questão delicada de saúde no meio de tudo… mas no domingo, naquele último banho do dia, sabe? Pensamentos perfumados de xampu, me veio a vontade de escrever sobre isso mesmo.

Fica aqui comigo que você vai entender direitinho o título da coluna. Tenho certeza que esse texto vai fazer bem não só pro seu filho… mas pra você também.

Leia Também:

Ah! Você já conhece meu podcast? O 🎙️PodContar🫶🏻 tá lá no canal do Portal Dois Pontos no YouTube, toda quinta-feira, às 19h. É um espaço onde as histórias de vida são contadas com o coração aberto, sem máscaras, com muita verdade e afeto. Acho que é isso que encanta: gente sendo gente de verdade, num mundo onde tudo parece tão editado.

Na coluna da semana passada falei sobre “Quem cuida de quem cuida?”, lembrando da nossa geração sanduíche — que cuida dos filhos e dos pais — e como é essencial que a gente também olhe com carinho pra nós mesmas. Reconhecer nossas vulnerabilidades, parar de tentar dar conta de tudo e aceitar que tudo bem deixar uns pratos caírem… sem culpa.

Inclusive, contei que voltei pra terapia. Não é retrocesso, muito menos vitimismo — é cuidado comigo mesma.

E adivinha o que surgiu na sessão? A escrita. Claro, né? Aqui estou eu, escrevendo. Fez todo sentido.

Lembrei que comecei minha “agenda”, que era na verdade um diário, aos 7 anos. Escrevia sobre o dia, colava papel de bombom, usava mil canetas coloridas e clips diversos, rs! 
Mais alguém aí fazia isso?

Escrevi até os 18. Todos os dias. Um diário do comecinho da infância até a entrada na vida adulta. E, no primeiro ano da faculdade, rasguei tudo. Era como se uma nova fase estivesse começando…

Depois vieram os “casos de PH e Maria” nas redes sociais, o blog, e mais tarde, um livro sobre maternidade.
E hoje, cá estou, toda semana nessa coluna linda do Portal Dois Pontos.

A escrita sempre me acompanhou. E posso dizer, sem exagero, que ela me salvou em muitos momentos.

Mas esse hábito, de colocar sentimentos e pensamentos no papel, raramente nasce do nada. É preciso incentivo. Por isso, fica aqui a sugestão: que tal dar ao seu filho um diário? Um cantinho só dele, onde ele possa colocar as emoções, os medos, as alegrias e os dilemas do dia a dia. Onde ele possa refletir, se escutar e até aprender mais sobre si mesmo?

E você? Já experimentou escrever o que martela aí dentro — na cabeça, no estômago ou no coração?

Vygotsky, aquele psicólogo lá do comecinho do século passado,referenciamos muito na educação, dizia que a fala organiza o pensamento. E quando a gente escreve, essa “fala mental” vira algo mais claro, mais estruturado. A gente consegue se entender melhor.

Então, se for falando, escrevendo ou até digitando no bloco de notas do celular… o importante é criar caminhos pra tirar de dentro o que aperta, incomoda ou pesa.

É isso que tento fazer aqui, toda semana. Escrevendo, dividindo, criando pontes com você — pra que, do outro lado, você também consiga se cuidar com mais leveza.

Me conta se aí já tem esse hábito da escrita!
Quero saber o que mudou depois do primeiro diário.
Quero saber o que você sentiu quando escreveu aquele desabafo no papel pela primeira vez.

E, amiga… você sabe: comigo, você s pode contar l

Te espero na próxima semana!

Com carinho,
Débora Preto
Mãe, Educadora e umas coisinhas a mais…

Comentários:
Débora Preto

Publicado por:

Débora Preto

Mãe, educadora, escritora, ativista, coordenadora do Movimento Senai em Franco e Conselheira Municipal dos Direitos da Mulher

Saiba Mais

Envie sua mensagem, será um prazer falar com você ; )