A minha relação com a matriarca da minha família é ótima- desde que não moremos juntas- digamos que somos mulheres de um forte temperamento, então para o bem geral da nação e sanidade de meu pai e minha irmã mais nova, saí de casa aos 20 anos.
Com essa idade creio que a maioria das mulheres que conheço- me incluindo totalmente nesse enredo -nem pensávamos nisso... de feminismo ou representatividade, a verdade é que pouco se falava no assunto, não na bolha em que eu vivia, não há 15 anos.
Penso que toda ancestralidade feminina, não só aquelas que geneticamente estão ligadas a nós, como nossas avós e bisas, mas todas as mulheres que antecedem a nossa existência- nesse sentido mais amplo mesmo. Do sagrado, da natureza.Todas elas impactam diretamente na minha vida e na sua, colega! Ainda que a maioria das mulheres ao meu redor- ainda hoje- não saibam, não tenham letramento de gênero; ainda assim somos feitas de todas elas, com dores, inseguranças e potencialidades. Desde as “bruxas” queimadas na fogueira até nossas mães que suportavam casamentos abusivos.
Por falar em dor, esse algo tão específico, não, pera, agora eu vou falar mais um pouco disso- só acomete quem se reconhece mulher. De ontem, de sempre. De antes e depois.
Manual de comportamento feminino: aja como as convenções, você consegue!
"Maria Casou-se"- verbo intransitivo direto. Aquela sensação de existir só na cabeça porque o corpo não parece ser pele habitável.
Sempre fomos as irmãs do menino inteligente, as primas dos fulanos, as mulheres dos beltranos. Quer dizer, e minha
personalidade? Ei, eu existo. Feminismo? Foi por causa dele que passei a assistir filmes
com direção de outras mulheres? Ah, para! Rivalidade feminina existe? Você é produto de reels?
O fato é que não tive a oportunidade de conhecer direito minhas avós e muito menos as mães delas, então vou falar mais um pouco da minha mãe- cheia de defeitos, controladora e espertissima, aff. Mas, certamente, com o perdão do clichê, eu não seria essa e outras versões de mim não fosse por ela e todos os seus ensinamentos de vida, um exemplo de luta e resiliência.
e tão humana.
Dona Luzia é texto verbo, um verbo pertencimento, alicerce. Que fala errado- detalhes que a constroem. Sou fã, como uma criança de hoje em dia e seu ídolo da internet, em todos os graus superlativos.
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Internet
O texto acima expressa a visão de quem o escreveu, não necessariamente a de nosso portal.
Comentários: