A professora Fabíola Ferreira de Almeida, de Caieiras, está entre os 20 educadores brasileiros selecionados para participar da Escola de Física do CERN, programa que oferece uma imersão técnica e educacional no maior laboratório de física de partículas do mundo, localizado na fronteira entre França e Suíça. Apesar do subsídio financeiro parcial de instituições como o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), do SPRACE (São Paulo Research and Analysis Center) e da RENAFAE (REde NAcional de Física de Altas Energias), a professora precisa arcar com custos como passagens, hospedagem e seguro viagem. Para viabilizar a participação, ela criou uma vaquinha online.
📺 Se inscreva no canal do YouTube do Dois Pontos
📲 Participe do canal do Dois Pontos no WhatsApp
Para colaborar, basta acessar o link https://apoia.se/fabiolanocern
A seleção para o programa foi rigorosa, envolvendo análise de currículo, carta de motivação e proposta de atividades pós-viagem. A iniciativa, realizada em língua portuguesa, é fruto de uma parceria entre o CERN e Portugal, país membro da organização desde 1986. Além dos brasileiros, participarão 20 professores portugueses e 10 de nações africanas de língua portuguesa, como Angola e Moçambique.
O curso, que dura duas semanas, começa em Lisboa, no Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), e segue para Genebra, onde os participantes terão acesso a instalações de ponta e pesquisas que revolucionam áreas como medicina e tecnologia. "Quero multiplicar tudo o que aprender lá, trazendo novas experiências para a sala de aula e incentivando jovens a se apaixonarem pela ciência", afirma Fabíola.
Formada em Física pela USP e com uma década de experiência em sala de aula, Fabíola leciona no Colégio Senemby, em Caieiras, e agora embarca em uma jornada para ampliar seus conhecimentos e inspirar futuros cientistas.
O resultado da seleção foi divulgado no dia 8 de junho, marcando o início de uma jornada que, segundo Fabíola, "levará o nome da educação brasileira a um dos centros científicos mais avançados do mundo".
Saiba mais:
Site oficial da Escola de Física do CERN: https://mesonpiold.cbpf.br/renafae/escolacern/
Comentários: