Dois Pontos | O portal mais atualizado da região do CIMBAJU

Sabado, 27 de Junho de 2026
TAXA PARA ASSINATURA DE CONTRATO DE LOCAÇÃO

Ana Beatriz Mancz

TAXA PARA ASSINATURA DE CONTRATO DE LOCAÇÃO

Pode ou não pode?

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Lei permite a cobrança de taxas de intermediação e administração do contrato de aluguel, mas quem paga é o LOCADOR e não o inquilino. 

Não existe qualquer previsão legal para que essa taxa seja cobrada do inquilino, sendo a cobrança, totalmente, abusiva.  Usualmente, as imobiliárias cobram o primeiro aluguel do locador, como remuneração pela elaboração do contrato; vistoria inicial do imóvel; e todos os trâmites necessários para firmar o contrato de locação entre as partes.

Quando a imobiliária também fica com a administração do contrato de locação, bem como, o recebimento mensal dos alugueis, por esse serviço, costuma-se cobrar uma taxa mensal de 10% (dez por cento).

Tais cobranças são entre a imobiliária e o dono do imóvel, não devendo cair sobre o inquilino qualquer valor além do aluguel e demais encargos da locação, como o pagamento de condomínio e taxas de consumo de energia e água, por exemplo.

E a famosa taxa de reserva do imóvel?

Também é vista como abusiva, pois não há qualquer previsão na lei no inquilinato para que ela seja cobrada.

Fique atento na nossa coluna para não cair em armadilhas!

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Internet
Comentários:
Ana Beatriz Mancz

Publicado por:

Ana Beatriz Mancz

Advogada e Corretora de imóveis Creci 267862F na Mancz Imóveis

Saiba Mais

Envie sua mensagem, será um prazer falar com você ; )